top of page

Psicólogo ou psicanalista? Qual a diferença?

  • Foto do escritor: Jose Lincoln zago
    Jose Lincoln zago
  • 12 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jan. de 2023


Psicólogo José Lincoln Zago

CRP 06/160548


De maneira direta e simples podemos dizer que:


Psicólogo é a pessoa que cursa uma graduação de psicologia em uma instituição de ensino superior aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) e possui o diploma em psicologia. Já o psicanalista é a pessoa que faz um curso de psicanálise em alguma escola de formação psicanalítica.


Mas existe uma diferença entre os dois?


A pessoa que fez graduação em psicologia deve realizar todo seu trabalho de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo código de ética profissional do psicólogo, regulado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Já a pessoa que possui um curso em psicanálise não responde diretamente a um órgão regulador, nem ao Conselho Federal de Psicologia.

Outra diferença é que a pessoa formada em psicologia pode exercer qualquer função que seja exclusiva da formação de psicologia, por exemplo: psicoterapia (seja ela qualquer abordagem que seja), psicologia do trânsito, psicologia jurídica entre outros. Já o psicanalista pode atuar unicamente no atendimento de pessoas com a abordagem psicanalítica. Em breve farei outra publicação falando sobre os tipos de abordagem dentro da psicologia clínica e suas características básicas.


De maneira simples e resumida estas são as principais diferenças entre o psicólogo e o psicanalista. Enquanto um possui toda uma vasta área de atuação para além de psicoterapia, como é o caso do psicólogo, o psicanalista possui sua formação permitindo apenas atuação nesta área de atendimento clinico, não fazendo parte do Conselho Federal de Psicologia. Um ponto importante antes de finalizar é que não devemos ver esta diferença citada anteriormente como uma hierarquia de melhor ou pior. Ambos tem sua função e especificidades, cabe ao próprio individuo escolhe qual caminho lhe é mais interessante, formar-se em psicologia ou realizar um curso em psicanálise.



Palavra-chave: Psicologia, Psicanálise, psicoterapia.

 
 
 

Comentários


ATENÇÃO: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em crise suicida.
Em caso de crise ligue para o CVV - 188

Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo.

Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (telefone 192).

©2020 por José Lincoln Zago | CRP 06/1604548

bottom of page