Quem é o pai da Psicologia?
- Jose Lincoln zago
- 13 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Psicólogo José Lincoln Zago
CRP 06/160548
Ao contrário do que muitos acreditam Sigmund Freud não é o pai da psicologia. Freud é o pai da psicanálise, mas isto é assunto para outro texto. O pai da psicologia nasceu em 1832 e seu nome era Wilhelm Maximilian Wundt.
Mas afinal, quem foi Wilhelm Maximilian Wundt?
Wilhelm Wundt foi o principal responsável por adotar métodos rigorosos em seus estudos fazendo com que a psicologia fosse se afastando do ramo da filosofia e se aproximando mais ao método cientifico. Seu foco era a observação do comportamento humano para entender como, através do comportamento, se criava/alterava a vida mental do indivíduo, deixando de lado explicações que eram subjetivas e que não tinham como ser observadas diretamente.
Como seu foco era realizar observações de forma científica ele criou o primeiro laboratório de psicologia experimental e possuía vários instrumentos que o auxiliava a mensurar seus dados encontrados em seus experimentos. Em um deles por exemplo, ele emitia um feixe de luz sobre a pessoa e media o tempo de resposta até que a pessoa tivesse uma ação voluntária sobre este estímulo. Seus métodos fizeram tanto sucesso na época que vários laboratórios de psicologia experimental surgiram para verificar os resultados encontrados e desenvolver mais seus estudos.
Para ele a consciência humana era formada por sensações geradas através do contato com o mundo externo, porém não eram interiorizadas como sensações, mas sim como representações. Ou seja, a pessoa não internalizava a sensação do sorvete sabor de morango e a sensação dele estar gelado e trazer frescor quando comia, mas se internalizava uma representação dessa interação de ver, sentir o sabor e a temperatura do sorvete.
Wundt também desenvolveu trabalhos a respeito de como o processo de determinação mental recebe não apenas influências sensoriais, mas também influências sociais e culturais, como exemplo: linguagem, os mitos, a arte, a história e a religião. Porém devido à alta complexidade de todos estes elementos, seria impossível realizar um experimento de reprodução em laboratório que reproduzisse de forma extada todas estas variáveis.
Wundt faleceu em 1920 e possui uma vasta quantidade de obras publicadas no ramo da psicologia e sem dúvida ele mudou a forma como a ciência enxergava a psicologia na época, que antes era mais voltada para aspectos puramente internos e subjetivos. Apesar de ser difícil delimitar exatamente qual foi o ponto inicial da psicologia, já que ela possui uma influência grande da filosofia, foi Wundt que trouxe um método que mudou e muito o rumo que a psicologia teve depois dele.
Palavra-chave: pai da psicologia, psicologia, psicologia experimental, Wilhelm Wundt.



Comentários