Terapia online funciona?
- Jose Lincoln zago
- 30 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Psicólogo José Lincoln Zago
CRP 06/160548
Antes mesmo do início da pandemia os atendimentos online já eram realizados no Brasil, porém a modalidade presencial era muito mais comum. A partir do início de 2020, com o distanciamento devido a pandemia a maioria dos atendimentos começaram a ser realizados online, permitindo a continuidade dos tratamentos principalmente num momento delicado de isolamento social.
Mas afinal, terapia online funciona?
Respondendo de maneira direta, sim. Funciona.
O profissional irá disponibiliza um horário e um espaço, virtual, para que o individuo fale sobre aquilo que lhe vier à mente, da mesma forma como se fosse em um consultório físico. No que diz respeito a realização dos atendimentos nada impede que possa ser realizado de forma online.
Da mesma forma que o consultório físico deve atender a certos critérios como ser um local privado, sem interferências externas e tranquilo para que a pessoa possa se sentir à vontade o mesmo também vale para o atendimento online. É recomendado que a pessoa, e o psicólogo, estejam em um ambiente tranquilo onde não possam ser interrompidos. Também é necessário que haja uma boa conexão de internet, pois se não há uma conexão estável na videochamada ou áudio chamada isso irá afetar o ritmo e o desenvolvimento da sessão.
Um ponto positivo da terapia online é a praticidade, algumas pessoas trabalham o dia todo e voltam tarde para casa. Há profissionais que disponibilizam uma maior quantidade de horários no período noturno, sendo assim facilitando pessoa a fazerem terapia online sem precisar sair de casa.
Em resumo a terapia online pode ser uma ótima oportunidade para quem desejar fazer terapia e que não possui disponibilidade de tempo durante o período comercial. Esta modalidade online ajudou, e ainda ajuda, muitas pessoas onde o isolamento social foi por uma questão de segurança nacional.
Palavra-chave: atendimento online, psicologia, psicoterapia online, psicólogo online.



Comentários